Seja bem-vindo. Hoje é

11 de maio de 2008

Amazônia e os índios

Como declarado hoje , no programa Domingão do Gordão da rede monopólium, a atriz Cristiane Torloni estava engajada em uma ação social amazônia para sempre, que visa recolher 1 milhão de assinaturas contra o desmatamento da Amazônia. Segundo consta do próprio site da campanha,

"A Floresta Amazônica é patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais"

Assim, deve-se implementar em níveis Federal, Estadual e Municipal A INTERRUPÇÃO IMEDIATA DO DESMATAMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA. JÁ!

É hora de enxergarmos nossas árvores como monumentos de nossa cultura e história."

Após a leitura destas informações me pergunto: Porque a maioria dos outros países, como EUA, e alguns países da Europa puderam destruir tranquilamente suas florestas, e nós, os brasileiros não podemos destruir a nossa?
Afinal o mundo está sendo regido por um regime chamado capitalismo, que não vai dar trégua para as Àrvores da nossa floresta. Sem falar que, o Dono de uma indústria de madeira ou de criação de gado não vai perder o seu "lucro" por uma causa social. Mesmo que todos apoiemos essa causa e Amazônia pare de ser desmatada totalmente só será por um tempo. Está claro que existirão países interessados no território Amazônico.

Essa questão da Amazônia está ligada também a uma outra, a dos índios. Segundo a wikipedia,

"Índios, indígenas ou aborígenes pode se referir, genericamente, a qualquer população que estivesse ocupando determinado local antes das navegações européias dos séculos XVI e XVII"

mas, existem povos atuais que são considerados índios. Será que é porque estão atrasados culturalmente? Alguns até que sim, mas outros, se aproveitam desse "título" em benefício próprio, e aí, não pagam imposto e possuem até celulares e mp3 players...Qual o conceito de índio? Este conceito interfere na questão política Brasileira? Este conceito vai interferir na questão do desmatamento da Amazônia?

 

Eduardolomb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Sinta-se a vontade para escrever sua opinião, só lembro que ofensas sem propósito serão descartadas.