Seja bem-vindo. Hoje é

7 de novembro de 2008

Mercantilismo e liberalismo econômico:

Mercantilismo foi uma política econômica das monarquias européias. O Estado intervia na economia completamente. Pacto colonial (colônia só compra e vende na metrópole), bulionismo (crença no ouro) e protecionismo alfandegário (cobrança de altos impostos sobre os produtos importados, incentivando o consumo dos produtos nacionais e fortalecendo o Estado absolutista) foram algumas das práticas mercantilistas. Toda essa política economica, mais serviu para o fortalecimento do poder dos reis absolutistas, que já controlavam maioria dos cargos políticos e queriam controlar também a economia. O liberalismo econômico apresentou sempre, como o próprio nome diz nenhuma regra para o andamento da economia. Antes do surgimento do liberalismo econômico, os monarcas absolutistas intervinham na economia fortemente através do mercantilismo. Como o surgimento do liberalismo econômico ocorreu quase que junto com o surgimento da burguesia, os burgueses seguiam em busca de lucro, sem se preocupar muito com a economia em geral. Até fizeram uma aliança com reis europeus para acabar com o sistema de feudos, unificando os pesos, moedas e medidas. Com a crise de 29, vem a primeira descrença no liberalismo econômico por parte de vários países. Após esta crise mundial de 2008, ninguém mais sabe o que vai acontecer.

14 comentários:

  1. O liberalismo é a filosofia política que tem como fundamento a defesa da liberdade individual nos campos econômico, político, religioso e intelectual, da não-agressão[1][2], do direito de propriedade privada[3] e da supremacia do indivíduo contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.[4][5]. Suas raízes remontam ao taoísmo na China antiga, ao pensamento Aristotélico grego e ao renascimento e iluminismo.[5].

    ResponderExcluir
  2. Vele mencionar que a crise de 29 ocorreu em 1929, ou seja, mais de um século depois das ideias liberais serem postas em prática. Liberalismo surgiu no século XVIII, o crash foi no século XX. Demorou um bocado pra dizerem que o liberalismo não funcionou, não é?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui! Sinta-se a vontade para escrever sua opinião, só lembro que ofensas sem propósito serão descartadas.